About Me

Minha foto
'Quem se define, se limita' não é?
Feeds RSS
Feeds RSS

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Saber para quem se adota

      A adoção é uma alternativa para crianças cujo lar não proporciona as devidas condições para educação. Um casal que adota uma criança tem a obrigação de lhe fornecer tudo que for necessário para o seu bem-estar.
      Orfanatos e lares repletos de crianças que esperam ser adotadas ou voltar para casa são comuns no Brasil. Porém, que perspectiva de vida tem uma criança que espera anos por um lar decente? Nenhuma, para elas, a esperança sempre existe, mas já está tão abaladas, que passam a pensar que ninguém as quer, quando, de fato, há uma grande fila de espera para pais em potencial e sem potencial também.
      O maior problema é exatamente esse, saber se quem está na fila de espera tem realmente capacidade, já que enquanto esperam, todos parecem ser pais maravilhosos. Como confiar nisso? Como ter certeza de que aquela criança será bem-tratada e terá uma educação de qualidade? Não temos. Ao entregar uma criança, há investigações sobre a família, que, sabendo disso, mascara seus piores defeitos (o que não presta) e se mostra como a "Família Perfeita", quando na verdade, o menor sofre abusos de todos e qualquer tipo e não recebe educação nenhuma.
      O melhor que pode ser feito é uma profunda investigação e visitas surpresas de assistentes sociais à família que adotou, para verificar o andamento e a convivência, por pelo menos três anos após a adoção. Sabe-se que há famílias que são realmente maravilhosas e tem merecem adotar, mas essas não teriam problemas quanto as tais visitas e a investigação, teriam?!
 

0 comments:

Postar um comentário