About Me

Minha foto
'Quem se define, se limita' não é?
Feeds RSS
Feeds RSS

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ler, para quê?

Quando questionada sobre a importância da leitura, respondi prontamente que ler melhora a educação e nos torna mais cultos. Há, me perguntei se é por isso que eu adoro ler, para me dar cultura, para que os outros saibam que estou lendo. A resposta é não.
Professores, alunos, pessoas em geral, pensam que é esse o motivo de ler, não me surpreende que a maior parte da população brasileira pegue um livro por ano e mal o termine, se o maior incentivo para iniciar uma leitura demorada é adquirir cultura e conhecimento, então não temos nada.
Depois de pensar por algum tempo, refiz minha resposta sobre a importância da leitura. Hoje, eu diria que ler é importante para trazer esperança aos desesperados, sonhos ao que já não sonham e imaginação à quem não a tem, é a vontade de que sua vida seja como a de um livro, em que a protagonista se apaixona e vive as maiores aventuras por causa desse amor, ou em que o protagonista é o investigador de uma série de assassinatos, ou ainda, em que o protagonista é um cientista tentando inventar o elixir da vida ou uma pílula que congele a pessoa na idade que quiser.
É isso que eu busco quando leio um livro, me colocar no lugar do meu personagem preferido – que não precisa ser o principal – e imaginar todas as aventuras que ele vive como se eu as estivesse vivendo, busco a vergonha alheia, busco as alegrias e as tristezas, busco o amor eterno e imortal, busco as mais belas provas de amizade e as mais remotas chateações.
O maior incentivo à um jovem que não se interessa pela leitura é dizer que através dela você pode fugir da sua realidade e ser quem você quiser, do jeito que quiser, gordinho ou magrinho, alto ou baixo, loiro ou moreno, você pode ser azul ou verde se quiser, pode ter super-poderes ou não. Só depende de vocês, leitores!

Google Imagens: Leitura.

0 comments:

Postar um comentário